Mapeando Unidade de Rede by Logon Script

Publicado: 18/05/2009 em Windows 2003 Server, Windows 2008 Server

Mapeando Unidade de Rede by Logon ScriptNetwork Drive Connected

Olá a todos, vamos ver neste artigo como criar um script de logon e associa-lo aos usuários no AD para que seja feito o mapeamento no momento do logon do usuário na estação.

Não vamos falar sobre compartilhamento de pastas, suponhamos que estas já estejam compartilhadas.

Um script de logon nada mais é do que uma rotina que é executada pelos usuários durante o processo de logon, feita exclusivamente para fazer alterações no ambiente do usuário. Ocorre na última fase do processo, após carregar os dados do perfil do usuário, ler o registro do usuário e processamento das diretivas de grupo.

Um arquivo de lote (.BAT) é um grupo de comandos do DOS reunidos em um unico arquivo “.bat”

Para criar um arquivo .bat podemos usar o notepad (Bloco de Notas).

Então vamos começar, vamos montar os comandos no bloco de notas, o comando que faz o mapeamento é o “Net use” seguido de seus parâmetros:

net use UNIDADE:  \\NOMEDOSERVIDOR\COMPARTILHAMENTO

net use P: \\SERVERPDC\Publico

Recomendo montar um padrão para as unidades e seus compartilhamentos, por exemplo, pasta Publico = P, Sistemas = S e assim por diante, lembrando que não podemos usar as mesmas letras que já estão em uso pelo sistema ou por outros mapeamentos (C; D; A; entre outros)

* Os passos a seguir não necessáriamente são para o Windows 2008 Server, esses procedimentos podem ser utilizados no Windows 2000 Server, 2003, e 2008.

 

Notepad

 

 * O Comando ECHO OFF é para ocultar a o aviso do comando na tela dos usuários e o comando net time efetua a sincronia do horario entre a estação e o servidor, mais detalhes AQUI. Nenhum desses comandos são necessários para esse exemplo.

Depois de montar toda a estrutura, vamos salvar o arquivo (Pode ser no desktop mesmo) como logon.bat

 

Save as

Devemos colocar esse aquivo dentro da pasta NETLOGON localizada no servidor em:

C:\Windows\SYSVOL\domain\scripts

*Se na instalação do AD você alterou o caminho da pasta SYSVOL, o NETLOGON está no caminho definido na instalação.

Um modo mais facil de encontrar a pasta NETLOGON independente do caminho definido na instalação é pelo compartilhamento do servidor.
Clique em Iniciar, Executar e digite \\NOMEDOSERVIDOR  ou  \\IPDOSERVIDOR  será exibido para você todos os compartilhamentos existentes no servidor, inclusive a pasta NETLOGON, com previlégios administrativos você pode adicionar (Copiar e Colar) o arquivo logon.bat na pasta NETLOGON.
* Os usuários da rede (Usuários do AD) por padrão possuem permissão de somente leitura sobre a pasta NETLOGON.

 

NetLogon

 

Active Directory Users and Computers Agora vamos abrir o Console do Active Directory Users and Computers e vamos entrar nas propriedades de um usuário.
* Para facilitar o procedimento, você pode selecionar mais de um usuário, acessar as propriedades e efetuar a configuração de uma só vez.

 

AD User Properties

 

Propriedades de multiplos itens (Properties for Multiples Items) Vamos na aba “Perfil” (Profile) Nessa tela vamos marcar o Check Box  “Logon Script” e digitar o nome do nosso arquivo BAT que foi colocado na pasta NETLOGON, no meu caso logon.bat. Clique em Apply e OK.

 

Properties for Multiple items

 

E esta pronto! Muito facil e sem complicações, agora vamos logar com uma conta de usuário para ver o resultado.

 

Result

 

E como mágica lá esta todos os compartilhamentos que criamos.

Por enquanto é isso, Dúvidas, Sugestões ou Problemas, Postem!!!

Diga se o artigo o ajudou!

Até a próxima! Enjoy it!

comentários
  1. Dáwsley Silva disse:

    Faço questão de agradecer, pois passei mais de 4 horas tentando fazer esses scripts funcionarem e não consegui. Li tudo quando foi de manual, até em inglês, mas nada resolveu. Fiz isso e olhe só: batata! Perfeito! Parabéns

  2. Dáwsley Silva disse:

    Perguntas: Qual seria o script para colocar um atalho para esta máquina mapeada no desktop dos usuários?

    • RenanPro disse:

      Olá amigo, no exemplo suponhamos que a máquina que possui os compartilhamentos seja o servidor, então para você acessá-lo de 1 máquina cliente, coloque o IP do servidor no Executar, ou crie 1 atalho apontando para o mesmo endereço e deixe-o no desktop.

      Se vc quiser colocar 1 atalho do mapeamento que está na propria máquina cliente, ai é so vc abrir o meu computador, clicar com o direito sobre o mapeamento e criar atalho, ele automaticamente vai para o desktop…

      abraços!

  3. Vasco disse:

    Parabéns, muito bom todos estes artigos sobre Windows Server 2008, aguardo mais, hehe.

  4. Willian disse:

    Não estou conseguindo aqui na rede, mas eu não preciso mapear, preciso executar para todos os usuários do AD que ao se logarem abra uma específica página de internet. Alguém sabe

    • RenanPro disse:

      Olá Willian, você pode definir a página inicial do IE através das GPO’s do Windows 2003/2008 Server.
      Crie uma GPO e defina em:
      Configuração do usuário> Manutenção do Internet Exeplorer> URLs
      Nesse local abra URL Importante, e Ative Personalizar URL da Home Page, e abaixo coloque o endereço da web.

      Você pode também bloquear para que ninguem possa alterar em:
      Configuração do usuário> Modelos Administrativos> Internet Explorer
      Nesse local, ative “Desativar alteração das configurações da pagina Inicial”

      Espero ter Ajudado, Abraços!

  5. De disse:

    Renan, quando instalaram meu server 2008, disseram que não precisava da linha de comando net time nos scripts, pois ele faria automaticamente. Resultado: Tiraram esta linha de todos os meus scripts e agora, na mudança do horário de verão as estações não pegaram o horário do servidor. Já fiz a alteração nos scripts, porém as estações ainda permanecem com o horário antigo.
    Com o servidor anterior, nenhuma estação tinha o flag na opção de fuso horário para mudar automaticamente. Não queria ter que configurar isto em todas elas.
    Se puder me ajudar, agradeço

    • RenanPro disse:

      Olá De, Para esse ano a Microsoft liberou uma atualização para Windows XP/Vista (KB 970653) que corrige o horário.
      Agora, para você confgirar em todas as estações, recomendo você efetuar via GPO ou recolocar a linha do net time no Script…
      No Google você vai encontrar muitos meios de fazer isso.

      Qualquer problema retorne, Abraços!!

  6. Ricardo disse:

    Ola, tudo bem? O mapeamento esta certo, porem quando altero alguma letra ou caminho do arquivo ponto bat, a maquina continua pegando o caminho antigo, depois de reiniciar ou refazer o logon. Dai tenho que ir \\servidor\netlogon e rodar o arquivo manualmente. Por que acontece isso.

    • RenanPro disse:

      Olá Ricardo!
      Se você efetuou as configurações corretamente, ele tem que rodar o script ao efetuar o logon, porém pode estar ocorrendo algum conflito com a letra da unidade, recomendo que vc defina as letras e evite alteralas.
      Caso você faça alguma alteração na Letra da unidade, você tem que desconectar a antiga que está mapeada na estação para que não dê problemas de 2 unidades com a mesma letra… execute o comando ou adicione a seguinte linha no INICIO do seu script:

      net use /delete “UNIDADE” /y

      /delete – deletar mapeamento

      UNIDADE – Letra da unidade ou * para desconectar todos os mapeamentos da estação. (Sem ” ” )

      /y – YES, confirmação para o delete.

      Espero que resolva, qualquer problema retorne, abraços!!!

  7. Cláudia disse:

    Muito bom o tutorial.Eu fiz passo a passo no 2008 server interprise e não funcionou.Será que é necessário forçar o reconhecimento via GPO??????

    • RenanPro disse:

      Olá Cláudia, esse tutorial funciona em qualquer S.O. Server (2000/2003/2008) se você seguiu corretamente, ele tem que funcionar e sim pode ultilizar o gpupdate /force se necessário.

      Espero que funcione, qualquer problema retorne!
      Abraços!

  8. Rafael disse:

    Ótimo artigo, parabéns e obrigado.
    Aproveitando, fica uma dúvida: eu gostaria que os usuários, ao se logarem, tivessem uma “pasta pessoal” do servidor mapeada na máquina cliente deles. Por exemplo, gostaria que, para mim, o U: fosse \\Servidor\Users\Rafael, para a Maria fosse \\Servidor\Users\Maria. Há alguma forma de fazer esse mapeamento, usando alguma variável ou algo parecido?
    Obrigado.

    • RenanPro disse:

      Obrigado por visitar o Blog Rafael.
      Isso que você deseja fazer é possivel através do AD.
      Abra o AD, entre nas propriedades do usuário desejado, vá na aba “Profile” em “Home Folder” você pode definir “Connect” a letra e o caminho da pasta, ou seja, esse usuário ao logar, será mapeado a pasta no caminho em que você definir e na letra que você definir e geralmente usamos isso para conectar uma pasta de uso único/particular desse usuário!
      Espero ter ajudado, qualquer outra duvida retorne!
      Abraços!!!

  9. Lucas Aguiar disse:

    Boa tarde Renan,

    Estou migrando o controlador de dominio da minha empresa de Debian para Win 2003 Enterprise. Já consegui realizar todas as operações necessárias para a migração.

    Infelizmente ainda não consegui que os usuários de um determinado grupo executassem o script bat dos mapeamentos. Já tentei realizar os procedimentos com o passo-a-passo acima ensina, também tentei realizar via GPO e nada…

    Estou realizando os testes por meio de uma VmWare que está devidamente ingressada no domínio. Gostaria se possível que você pudesse me lançar uma “Luz” do que pode estar acontecendo.

    Agradeço desde já

    Atenciosamente,
    Lucas

    • RenanPro disse:

      Olá Lucas, Obrigado por Visitar meu Blog!
      Quanto ao seu problema, vc ja tentou executar o comando gpupdate /force tanto no Server quanto na estação ?
      Você teve algum tipo de problema ao ingressar a estação no dominio?
      Verifique as configurações de DNS na estação e verifique se a mesma esta pingando e acessando corretamente o servidor.
      Verifique as permissões NTFS e de Compartilhamento do usuário sobre a pasta na qual esta o script no servidor.
      Me diga se esse problema esta ocorrendo somente com o scrip ou qualquer outra configuração via GPO também não esta funcionando?

      Quanto ao tutorial, ele esta o mais explicado possivel, tente essas dicas e me dica o resultado.
      Abraços!

  10. Bigman46 disse:

    Oi
    Tenho um script para mapeamento de drives aos utilizadores numa GPO do 2003 Server.

    Funciona em todos os utilizadores que correm o Windows XP mas quando iniciam sessão no Windows 7 Pro o script não funciona, sabem-me explicar o porquê?

    Obrigado a todos

    • RenanPro disse:

      Olá Bigman, creio que esses drivers que você se refere seja unidades de rede mapeadas na estação, correto?!
      Se esta funcionando no WinXP tem que funcionar no Win7 Também, verifique a configuração de DNS nas estações com Win7 definindo corretamente para a comunicação da estação e servidor e tente o comando gpupdate /force nas estações.
      Os passos no tutorial funciona para todos os S.O’s
      Qualquer problema retorne!
      Abraços!

  11. Luciano Teles disse:

    muito bom esse artigo … só estou com um problema.

    a Unidade que tenho que mapear é em outro servidor, e ele fica pedindo usuario e senha, tipo o AD é 171.15.112.2 mas tenho que mapear o \\171.15.112.3\dbsys … cada ver que conecta um user novo na maquina tem que digitar o Admim e o pass … como resolvo isso no .BAT ???
    Obrigado…

    • RenanPro disse:

      Olá Luciano, O mais prático para ele não perdir mais essa senha é: criar um usuário com o mesmo login e senha em: 171.15.112.3 e efetuar as permissões na pasta.
      Ou ficar colocando a senha sempre que ele mapear, pois você não consegue colocar essa autenticação dentro do próprio scrip pois dependemos da senha.

      Qualquer duvida entre em contato novamente!
      Abraços!

  12. Lailson Junior disse:

    Fala Renan,

    Seguinte:

    Tenho o caminho: \\srv-02\SAPT no Dominio “X”.

    Porem, tenho agora um novo servidor com dominio “Y”.

    Os usuarios ja estao logando no dominio “Y”, porem preciso mapear o caminho que está no dominio “X” para estes usuarios.
    Quando logo consigo mapear. Porem quando faço logoff ele solicita senha para autenticar no dominio “X” e buscar o mapeamento.

    Tem como colocar essa senha em alguma arquivo de script ou algo assim?

    Abraço!!

    • RenanPro disse:

      Olá Lailson, seguinte, pelo que você me descreveu, você está com 2 dominios, nesse caso vamos imaginar que agora você tem esse novo servidor como o seu DC principal e o outro como um simples servidor de arquivos, então você tem que conceder as pemissões de compartilhamento e NTFS referente aos usuários do novo dominio, não tem outros motivos para ele pedir senha além desse que expliquei.
      Em ultimo caso, tenha tanto no dominio X quanto o Y os mesmos usuários e com a mesma senha para que a autenticação seja feita de modo automático, mas não é o recomendado.
      E sobre incluir senha no script não é possivel.
      Qualquer outra duvida retorne, Abraços!

  13. victor disse:

    Olá amigo, parabéns pelo tutorial…
    Não sei porque mais comigo não funcionou, será que é porquê eu coloquei somente o ip do servidor? (net use Z: \\172.20.1.8)
    eu queria que esse mapeamento mostrasse todas as pastas compartilhadas no servidor.

    vlew ae!

    • RenanPro disse:

      Olá Victor, Obrigado por visitar meu blog.
      Da forma que vc colocou aqui como exemplo (net use Z: \\172.20.1.8) ele não vai funcionar… você precisa especificar o nome da pasta compartilhada para que ele monte a unidade.

      Ou você pode criar um atalho (Sim, Criar um atalho mesmo, Botão direito na area de trabalho > Novo > Atalho) e especificar esse atalho para abrir em \\172.20.1.8 ai sim ele vai abrir direto no servidor e exibir tudo que estiver compatilhado.

      Qualquer problema retorne!!

  14. edmir ledo disse:

    Muito obrigado pelo seu post ele foi de muita ajuda, e tudo funcionou certinho, eu estou começando a usar com o sever 2003 agora, e post como esses ajudam muito.

    • RenanPro disse:

      Opa, Fico muito feliz em saber que está ajudando não só vc mas como muitas outras pessoas.
      Qualquer duvida fique a vontade para perguntar. Abraços!

  15. Bom dia Renan,

    Aqui na empresa onde trabalho acabamos de criar ambiente com servidor Windows 2008 R2 e as estações Windows 7. Como tenho varios departamento ex.(Financeiro, Administrativo, Operacional etc) eu criei um compartilhamento apenas para os integrandes desse grupo ex. (PublicoADM – Publico do Administrativo) e também cada usuario tem o seu compartilhamento ex. (paulocc).
    Minha duvida esta no seguinte: Preciso que exista o compratilhamento P:(PublicoXXX) e U:(Usuarios), só que gostaria de criar apenas 1 script onde o Sever 2008 R2 entendenda a distribuição.

    • RenanPro disse:

      Olá Paulo, Obrigado por visitar o Blog,
      Para fazer isso temos 2 modos.
      1º – No 2008 server o usuário só consegue visualizar os compartilhamentos no qual ele tem acesso, então você pode colocar por exemplo na unidade U: a pasta principal de Usuários, então quando o usuário acessar o mapeamento ele vai abrir Usuários e somente vai visualizar a sua pasta

      a 2º maneira é, no AD, nas propriedades do usuário você tem a aba “profile” ou “perfil” se estiver em português. No quadro “Home Folder” ou “Pasta Base” marque em “Connect” ou “Conectar” ai vc coloca a unidade desejada, no caso U: e no caminho vc indica o caminho completo da pasta do usuário… e quando você criar um usuário novo você pode colocar no perfil assim \\nomeservidor\pasta\%username% – o comando %username% pega o nome do usuário e cria uma pasta automaticamente com o nome dele e com permissões já configuradas.

      Espero ter ajudado. faça testes ai e veja o que for melhor no momento.
      Qualquer outro problema, retorne.
      Abraços!!!

  16. Rafael Abel disse:

    Ola Renan td certo…..

    Cara meu mapeamento funciona legal…. so que algumas vezes ele aparece como a unidade de rede estivesse desconectada(como um desenho de um X), mas se eu clicar em cima dele entra normalmente…até ai td bem….Porém se eu salvar um arquivo que provem da internet de um site de um banco, ele pede para eu escolher a letra da unidade onde quero salvar. Se eu escolher a letra da unidade de rede (M no meu caso) ele nao aparece, é como nao existisse, mas se eu entrar no meu computador a unidade de rede esta normal….o computador é o Windows 7 Professional com IE 8 e o servidor de arquivos é o Windows Server Standard 2008 64bits….algumas luz? Obrigado pela atenção…

    • RenanPro disse:

      Olá Rafael, de imediato não faço idéia do que pode ser, mas ele deveria sim aparecer a unidade para você salvar o arquivo.
      Tente desconectar todas as unidades e rodar o script novamente e faça as atualizações do sistema também…

      Qualquer novidade me avise.
      Abraços!

      • Rafael Abel disse:

        Descobri que como estava executando o IE como administrador, eu tinha tbm que mapear a unidade de rede para este usuario administrador.

        Obrigado pela atenção Renan!

        Abraços!!

      • RenanPro disse:

        rsrs, Qualquer problema retorne.
        Abraços!!

  17. Catchutcho disse:

    Olá

    A informação está muito boa! tirei algumas duvidas que tinha relativamente aos scripts!

    Mas o que me leva a escrever é que gostaria de saber se é possível utilizar duas letras para identificar a unidade?

    Estou a administrar uma rede onde as pastas de partilha são cerca de 20 no momento, e basicamente estou a ficar sem letras! Será possível utilizar net use AA: ……………..?

    Cumprimentos

    • RenanPro disse:

      Olá, Obrigado por visitar meu Blog.
      Cara, não é possivel fazer isso, o que eu recomendo para você é reestruturar as pastas de maneira que você não necessite de tantos compartilhamentos e depois definir as permissões NTFS.
      Qualquer dúvida retorne. Abraços!!!

      • Catchutcho disse:

        o problema é que isso não depende de mim! eu sou administrador mas recebo ordens da direcção! Vou tentar expor-lhes o problema!

        Muito provavelmente vou ter que fazer scripts por grupos, pois nem toda a gente tem acesso a todas pastas! e assim poupar letras, problema é que ainda são vários grupos e depois utilizadores soltos!

        de qualquer das maneiras é fácil contornar, apenas demora o seu tempo!

        Obrigado pela ajuda!

        Cumprimentos

      • RenanPro disse:

        Extamente, passe para eles o problema e a solução, não tem outra alternativa.
        Qualquer duvida só perguntar, abraços!

  18. José disse:

    Olá Renan

    Parabens pelo seu tutorial.Fiz tudo direitinho e funcionou.Tenho a seguinte dúvida
    Movi os computadores da pasta predefinida e coloquei-as numa OU só que quando tento logar da seguinte informação ” a politica local deste sistema não lhe permite iniciar a sessão interactivamente”. e quando as movo de novo para a pasta de origem tudo volta ao normal. O que me esta a escapar?

    Abraços

    • RenanPro disse:

      José, Olá, Obrigado por visitar meu Blog.
      Cara, quando vc volta as contas de computador para o container padrão (Computer) tudo volta a funcionar pq nesse container já existe uma GPO (Politica de Grupo) configurada para permitir logon interativo…
      e quando você move essas contas para uma OU e ela não possui nenhuma GPO, vai ocorrer esse problema mesmo.
      O que recomendo para você é pesquisar no google mesmo sobre Logon Interativo para vc ter uma noção do que se trata e procure também pelo GPMC (Console de Gerenciamento de Politica de Grupo) da própria microsoft… Estou para fazer um tutorial de como usar o GPMC mas estou meio sem tempo… mas no google vc vai achar também muita coisa sobre ele… assim vc poderá mover as contas de computador para uma OU e com o GPMC vc vai poder aplicar a mesma GPO nessa OU e assim vai funcionar tudo certinho.

      Espero ter ajudado, qualquer coisa retorne. Abraços!!!!

  19. walmir disse:

    Caro Renan,

    Parabéns pelo tutorial.

    Tenho uma dúvida, será que você pode ajudar?

    Utilizo o Server 2003 RC2 e possuo um mapeamento (definido com a letra “P”) de uma pasta chamada “Pública” e dentro da mesma tenho subpastas para cada setor de minha empresa.
    Recentemente adquiri novo disco rígido e gostaria de criar um novo mapeamento para uma pasta (pública2) nesse novo disco e mover algumas pastas setoriais para dentro da mesma, porém gostaria que esse novo mapeamento continuasse utilizando a mesma letra do mapeamento para a pasta Pública no disco 1, ou seja “P”, apenas mudando a pasta mapeada. Cada usuário teria mapeada apenas uma pasta setorial, ou seja ou a do disco antigo ou a do novo. Dessa forma independentemente da pasta setorial se encontrar no disco 1 ou 2 a letra da unidade seria sem “P”. Isso é possível?

    Obrigado.

    • RenanPro disse:

      Olá Walmir. Cara é possivel sim, recomendo você ao formatar o disco novo pela 1º vez monta-lo dentro de seu outro disco, ele vai aparecer dentro do seu disco antigo (Dentro da pasta que você definir, no caso Publico) como se fosse 1 pasta e tudo que for colocado lá dentro vai ser gravado no disco novo e você pode nomear essa “pasta” como Publico2 que estaria dentro de Publico.

      Tenho um topico aqui mesmo no blog que fala sobre gerenciamento de disco, é no 2008 mas para 2003 é a mesma coisa.
      Dê uma Olhada: https://renanpro.wordpress.com/2009/05/16/tudo-sobre-gerenciamento-de-discos-no-windows-server-2008-r2/
      Procure dentro do topico sobre “Criando uma unidade montada.” Creio que você irá entender!!!
      Retorne em caso de dúvida!
      Abraços!

  20. Jorge disse:

    Bom dia, como faço para inserir usuário e senha para determinado mapeamento, por exemplo: apenas uma letra do meu mapeamento pede usuário e senha?

    • RenanPro disse:

      Olá Jorge!
      A forma que você descreveu não é possível de se fazer, você pode criar o mapeamento e lá contará as pastas de acesso dos usuários….
      Agora no servidor, nessas pastas, vc tem que configurar as permissões de compartilhamento de NTFS, no google vc acha muita explicação sobre isso, ai sim você vai limitar o acesso e “dizer” quem pode acessar as pastas.
      Espero ter ajudado, qualquer problema retorne!
      Abraços!

  21. Bruno disse:

    Cara, parabens pelo post…

    me ajudou pakas aqui..
    !!

    Abraços continue assim

  22. Rodrigo disse:

    Valew cara muito bom o post…
    Abraço

  23. Nai disse:

    Renan, bom dia.
    Faço os backup que estão no 2008 server através de scripts e estou tendo problema no seguinte sentido: Eu mapeio a unidade de rede e depois não desconecta ao finalizar o backup. Talvés você possa me ajudar.
    Um ex. de script que eu uso é o seguinte:

    echo 1 – Inicio do Backup
    net use K: \\servidor\pasta
    c:
    cd\
    cd xcopy
    xcopy c:\(pasta origem)*.* K\(pasta destino\ /y/s
    net use K: /delete /y/s
    echo – Copia finalizada

    Lembrando, o backup faz mas não desconecta a unidade de rede criada.

    Abraço.

    • RenanPro disse:

      Olá Nai, Creio que sua sintax para delete está invertida….
      tente:

      net use /delete “UNIDADE” /y

      /delete – deletar mapeamento

      UNIDADE – Letra da unidade ou * para desconectar todos os mapeamentos da estação. (Sem ” ” )

      /y – YES, confirmação para o delete.

      No seu caso deve ficar net use /delete K: /y

      Espero que resolva, qualquer problema retorne, abraços!!!

      • Nai disse:

        Renan, bom dia.
        Fiz um teste e a princípio funcionou.

        Obrigado pela atenção.

        Abraço.

  24. Franciana Pereira disse:

    Renan,

    Boa tarde.

    Utilizo o winserver 2003 e está dando o seguinte erro:

    Erro do sistema 67.

    Ex:

    NET USE R:\\NOMEDOSERVIDOR\Acervo Biblioteca(EGP)

    Desde já obrigada!!!!!!!!

    • RenanPro disse:

      Olá Franciana!
      De acordo com a sintax que você enviou, corrija o seguinte:
      Entre a letra da unidade e o caminho da pasta existe um espaço ( R: \\CAMINHO)
      e a sua pasta compartilhada Acervo Biblioteca(EGP) Não pode conter espaço…
      coloque ” _ ” ou deixe sem espaço mesmo que é o recomendavel.

      Espero que resolva, qualquer problema retorne.
      Abraços!

      • Franciana Pereira disse:

        Renan,

        Consertei a linha de comando conforme a orientação, mas continua o erro 67 e “nome da rede não foi encontrado.

        Coloquei um PAUSE entre os NET USE e em todas as unidades ocorreu o mesmo erro. O interessante é que todas as outrs unidades são mapeadas, mas a ACERVO não.
        Consigo fazer o mapeamento manualmente, mas não é o ideal.

        Desde já Obrigada!!!!

        :: *** Map common shares:

        net use u:/home
        net use k:\\servidor\EGP
        net use S:\\servidor\UPDATES
        net use L:\\servidor\PUBLICA
        net use r:\\servidor\Acervo_EGP

        net time \\armacao /set /y

        call \\armacao\netlogon\ConfigIE.bat
        call \\armacao\netlogon\autorun.bat

        :termino
        Echo Fim…
        pause
        exit

      • RenanPro disse:

        Olá Franciana.

        Você não deu espaço entre a letra da unidade e o caminho da rede, segue a forma correta:

        net use K: \\servidor\EGP
        net use S: \\servidor\UPDATES
        net use L: \\servidor\PUBLICA
        net use R: \\servidor\Acervo_EGP

        esse “net use U: /home” está faltando o caminho que indica a maquina onde essa pasta está…

        Espero que ajude.
        Abraços!

  25. Leonardo Tavares disse:

    Boa noite.
    Parabens pelo tutorial, graças a ele consegui fazer o que queria.

    Porém estou com um problema, eu preciso mapear a pasta Público do meu servidor, só que o mapeamento está com acento (Público) e ocorre erro 53, como faço pra resolver isso meu caro?

    Nem posso pensar em mudar o nome do mapeamento pois ele já é amplamente usado.

    Obrigado

    • RenanPro disse:

      Olá Leonardo, sem renomear ou pelo menos tirar o acento vai ficar complicado, não fiz testes quanto a isso mas a recomenção é essa mesmo de não usar espaço e nem acentos…
      Faça testes com qualquer outra pasta fora de sua rede com e sem acento, veja se altera alguma coisa, não havendo alteração, remova o acento do Público e bola pra frente.

      Abraços!

    • Jeferson disse:

      Recomendo escrever no cmd e exportar para arquivo .txt.
      Por exemplo:
      digite no prompt de comando:

      echo net use P: \\servidor\PÚBLICA > teste.txt

      Isso vai criar um arquivo com o comando ‘net use P: \\servidor\PÚBLICA’ em um arquivo .txt, de onde você poderá copiar o texto no formato correto para ser reconhecido num arquivo .bat.
      Dentro do .txt deve estar um texto com algum caractere estranho no lugar da letra acentuada, porém pode confiar e copiar que ele será reconhecido corretamente.
      No meu caso ficou ‘net use P: \\SERVIDOR\PéBLICA’.

  26. Rogério Clynton Ribeiro disse:

    Criei o scrip como você falou e quando rodo, até mesmo no servidor, ele dá erro de sistema 67.
    Pode me ajudar?
    Grato.

    Abraço…

    • RenanPro disse:

      Olá Rogério, Creio que seja alguma coisa errada na sintax do seu script, verifique ou poste-a aqui para que eu possa lhe ajudar.

      Abraços!!!

  27. Rogério Clynton Ribeiro disse:

    Renan, a única coisa que não coloquei foi a linha que sincroniza a hora do servidor com a da estação.
    Até os diretórios criados coloquei o mesmo nome que você usa no exemplo.
    Grato.

    Abraço…

  28. Antonio Albuquerque disse:

    parabens pelo post…
    me ajudou bastante aqui..

    Agora,será que tem como colocar uma linha de comando para que as unidades compartilhadas apereçam direto no desktop ?
    Fica aí,questão.

    Abraços continue assim

  29. Cristiano disse:

    Renan, estou com uma dúvida. Nunca trabalhei com o windows server 2003, e eu fiz a instalação para um cliente que precisa que o sistema dele rode através da unidade E: que esta no servidor. Até ai blz, fiz o mapeamento, mas toda vez que inicio o cliente eu tenho que clicar no mapeamento que pede login e senha, dai tenho que digitar o login e a senha e antes de eu formatar o pc, entrava automatico, o que tenho que fazer, estou meio perdido. no windows que instalei só criei um usuario chamdo Geral com a senha Geral também e liberei todas as permissões. Não fiz instalação e nem configurações através de AD. tem que utilizar ele. como faço me socorre.

    • RenanPro disse:

      Olá Cristiano, Cara, já que vc não possui AD o segredo para que ele faça esse login no 2003 sem pedir nada é vc usar o mesmo usuário e senha na estação.

      Por exemplo:
      No servidor vc tem o usuário Sistema e senha Sistema
      Na estação vc cria o usuário com o mesmo nome e a mesma senha que foi criado no servidor, assim ele vai autenticar automaticamente.

      Qualquer problema entre em contato, Abraços!

      • Cristiano disse:

        vou tentar fazer assim.
        Tem mais uma coisa

        Eu tenho uma impressora instalada no servidor (instalei ela como generic mesmo porque é uma zebra tlp2844) e compartilhei.

        Como faço para que o cliente mande impressão através do sistema (cliente) e reconheceça a impressora do servidor.
        Vou ter que mapear a impressora pela rede como faço?

        Obrigado por enquanto pelas dicas

  30. Cristiano disse:

    Fiz como vc me falou, coloquei o cliente como geral e senha geral, mas na hora de conectar a rede ele pede a senha novamente

  31. Junior disse:

    Bom dia,

    Amigo por favor me ajude.. No caso tenho um server 2008 na matriz onde todos os usuarios na matriz ou na filial fazem o acesso remoto (TS), como faço para quando o usuário logar as impressoras sejam instalados e para cada usuário seria colocado como padrão?

    As impressoras são todas usb e uma matricial epson.

    OBS: são total de 3 impressoras uma no financeiro + salão de vendas matriz + salão de vendas Filial e + 1 em Logistica. Ao acessar remoto ele aparece a impressora redirecionada + ao imprimir não funciona. somente se eu adicionar manualmente a impressora para aquele usuário remoto na hora que ele logar.
    Aguardo um email de retorno,.

    Muito obrigado

    • RenanPro disse:

      Olá Junior, Pelo que entendi, vc tem que instalar as impressoras na sessão do TS do usuário, certo?
      Vc pode fazer isso com um script de logon ou criar um script e aplica-lo via GPO para os usuários e então quando o usuário logar via TS, vai rodar o script adicionando a impressora e definindo como padrão.

      No google vc acha vários modelos de script, o que tenho aqui é em VBS, Segue:

      Set objNetwork = CreateObject(“Wscript.Network”)
      objNetwork.AddWindowsPrinterConnection “\\SERVERPDC\HPL7700”
      objNetwork.SetDefaultPrinter “\\SERVERPDC\HPL7700”

      Set objNetwork = CreateObject(“Wscript.Network”)
      objNetwork.AddWindowsPrinterConnection “\\SERVERPDC\LexmarkE332n”

      Onde SERVERPDC é o nome do seu servidor e HPL7700 é o nome do compartilhamento da impressora.
      A Linha objNetwork.SetDefaultPrinter é onde define a impressora como padrão.

      Cole o comando em um bloco de notas e quando for salvar de um nome e coloque a extenção .VBS

      Espero ter ajudado. Abraços!

  32. Pedro disse:

    Muito bom mesmo para técnico iniciante que está se aprofundando em windows server este tutorial esta EXCELENTE. parabéns….

  33. Israel S Rosa disse:

    Ola Renan,

    Muito obrigado pelo post – completinho.

    Costumava usar o net use mas nunca imaginava em usa-lo no meu servidor direto para isso.

    Parabens pelo cuidado e pela atencao que tem pelos seus ‘comentaristas’.

    Grande abraco

    Israel

  34. Julio disse:

    Ola Renan, parabens pelo tópico.

    Gostaria de expor meu problema para ver se pode me ajudar.

    Utilizo scripts a algum tempo, porem uso o um produto chamado de “Kix32”.

    É um executor de scripts mais avançado, que te permite por exemplo usar variaveis como o grupo primario do usuario, grupo a que pertence, nome direto da conta do usuario.

    Bom funciona maravilhosamente, não fosse que ultimamente do nada ele para de funcionar para alguns usuarios, ocasionando que os usuarios ficam sem os compartilhamentos.

    Por essas semanas tivemos um acidente com um srv DC que perdeu os dados e ele era srv DNS. Tive que retiralo a força do AD. Mas quando executo o nslookup retorna sem problema algum.
    Um detalhe, eu utilizo bastante TS e se eu retiro o perfil do usuario do srv e crio novamente, os compartilhamentos voltam a funcionar.

    A mim deve ser realmente algum problema com DNS, mas voce teria alguma outra idéia ou sugestão?

    Se quiser algum material desse Kix32 posso te passar, e abaixo coloco uma parte desse script.

    If InGroup (“Fabrica”)
    Use g: “\\10.0.1.160\fabrica”
    Else
    Use t: “\\10.0.1.150\transferencia”
    endif

    Select
    Case @PRIMARYGROUP = “Almoxarifado”
    Use g: “\\10.0.1.150\Almoxarifado”
    Case @PRIMARYGROUP = “Auditoria”
    Use g: “\\10.0.1.150\Auditoria”
    EndSelect

    Select
    Case @userid = “joao”
    Use u: “\\10.0.1.150\pastadojoao”
    EndSelect

    Grato,

    • RenanPro disse:

      Olá Julio, situação estranha está… dificil dizer para vc o que poderia ser exatamente, no seu lugar efetuaria alguns testes, verifique o DNS dos clientes, ele está acessando/pingando o servidor pelo nome e IP ?

      Abraços!

      • Julio disse:

        Renan, grato pelo pronto retorno.

        O cliente é o proprio servidor, pois utilizo terminal service (TS) e são nesses casos que o problema acontece. No caso de client (XP, Vista, 7) o mapeamento nunca deu problema.
        O que tenho feito para resolver é copiando o perfil do usuario, deleto a conta do AD, crio a conta novamente e reconstruo o perfil do usuario.
        Imagine o trabalho com usuarios que os emails dão mais de 1Gb.
        Um detalhe, sempre quando dá esse problema criam-se tres mensagens de evento (aplicativo):

        “A extensão do lado do cliente de diretiva de grupo Scripts não pôde ser executada. Procure erros reportados anteriormente pela extensão.”

        “O Windows não pode se vincular domínio XXXXXX.COM. (Credenciais inválidas). Processamento da diretiva de grupo anulado.”

        “O Windows não pode consultar a lista de objetos de diretiva de grupo. Verifique o log de eventos em busca de possíveis mensagens registradas anteriormente pelo mecanismo de diretiva que descreve a razão do problema.”

        Enfim, andei pesquisando essas mensagens e também não encontrei nada sobre o assunto.

        Bom se essas mensagens ajudar a imaginar alguma outra sugestão agradeço.

        Forte abraço.

      • RenanPro disse:

        Em português vai ser realmente difícil vc encontrar alguma coisa… pegue o ID do erro e verifique no site http://www.eventid.net/
        Com 1 pouco de sorte vc pode encontrar alguma informação que te ajude melhor… pelo visto esse não é um erro tão comum…
        Será que não está faltando algum arquivo desse sistema, pois quando vc refaz o perfil ele volta a funcionar certo?

        Abraços!

      • Julio disse:

        Procurei no eventid.net e nada, realmente é um problema bem incomum. sobre estar faltando arquivo acho improvavel, porem acho que algum arquivo no perfil deve se corrompear por algum motivo. Mas tranquilo vo continuar procurando e se encontrar algo com certeza postarei aqui.

        Grato pela ajuda.

        Sucesso.

  35. Isaac disse:

    Bom Dia Amigo! òtima a sua materia.

    Gostaria se você pode me ajudar, existe um diretorio que precisa mapeado nas estações de trabalho, mais precisa usar uma senha de acesso. Eu consigo criar este mapeamento usando login e senha de cada usuario. Obs. posso criar um bat pra cada usuario. Obrigado

    • RenanPro disse:

      Bom dia. Isaac. Para fazer os controles de acesso em pasta, a melhor forma é usando um controlador de domínio (AD) onde vc poderá cadastrar os usuários e depois nas pastas compartilhadas vc efetuará as configurações de compartilhamento e segurança, permitindo o acesso somente aos usuários que dizem respeito.

      Abraços.

    • Marceliano Vale disse:

      opa grande se tiver problemas para validade a unidade que ta pedindo senha na hora de mapear
      so colocar a linha de comando assim

      net use g: \\192.168.1.170\dados /yes

      onde o que estão entro os sinais de maior e menor são o usuario e a senha logo aseguir.
      isso pode ser feito para cada usuariio separado so mudar o usuario e a senha e pronto
      ok

  36. Raineir disse:

    Ótimo tópico…

    Estou com uma duvida…

    O meu mapeamento está funcionando corretamente, porém eu gostaria de saber se tem algum comando que faça a BAT rodar em segundo plano pois até o momento eu só consegui isso com o script em VBS.
    Em outras palavras “Tem como ocultar a execução da BAT?”

    Thanks

  37. Wagner disse:

    Parabéns pelo tutorial, me ajudou muito!!!

    Agora me tira uma dúvida. Como faço para que todos os usuarios quando logarem no dominio, seja em qualquer estação ele troca o papel de parede?

    • RenanPro disse:

      Olá Wagner. Para trocar o Papel de Parede, vc deve coloca-lo em uma pasta compartilhada e através de uma GPO vc vai aplicar esse papel.
      De momento agora não tenho como lhe dizer exatamente qual o caminho para vc encontrar esta opção na GPO mas não tem segredo.
      Procure no google por “papel de parede GPO” ou algo semelhante, com certeza vc vai encontrar.
      Abraços!

  38. Rafael disse:

    Olá, Boa tarde, gostaria de saber como fazer e se tem como uma solução para a seguinte problemática:

    Tenho um servidor(win2008) e mais 10 máquinas todas win7.
    Queria que os arquivos que cada usuário da rede que quisesse salvar qualquer arquivo, ele fosse salvo numa pasta dela dentro do servidor. Para que, quando ela for logar em qualquer máquina das 10, aparecesse os arquivos dela que estão salvos dentro do servidor.

    Será que é possível? Como fazer? Desde já muito grato.

    • RenanPro disse:

      Olá Rafael!
      Por ser 10 máquinas somente, recomendo a vc criar o script de logon personalizado, ou sejá, 1 para cada usuário e no servidor criar a pasta de cada usuário colocando-a no script, assim quando o usuário X logar em qualquer uma das 10 máquinas, será mapeada a pasta X.

      Abraços!

  39. […] on Instalando e Configurando IIS…Diogo on Instalando e Configurando IIS…RenanPro on Mapeando Unidade de Rede by Lo…Raineir on Mapeando Unidade de Rede by […]

  40. Wilson disse:

    Prezado,

    Primeiro parabéns pelo artigo. Meu script é simples de mais, (talvez por isso não esteja funcionando..rs) mas não está mapeando nada na computador do usuário. Acredito q não estou sabendo onde e como colocar o script, falo isso pq já coloquei em gpo, no perfil e mesmo assim não mapeia nada. As pastas q estão no script estão compatilhadas e coloquei o script no caminho \\dc\c$\WINDOWS\SYSVOL\domain\Policies\{D44DA138-1145-44B0-B186-A5ADAED51A66}\User\Scripts\Logon e tb coloquei em \\dc\c$\WINDOWS\SYSVOL\domain\scripts e mesmo assim nada.

    Poderia me dar uma ajuda? Segue script.
    Echo off
    Net use p:\\arq\Publico
    Net use t:\\arq\Troca
    Net use m:\\arq\Matrix

    Wilson

    • RenanPro disse:

      Olá Wilson, Vamos por partes… rsrsrs
      Seu Script, se vc consegue executa-lo manualmente e ele faz o mapeamento sem problema. Então o Script está OK!
      Agora Ref. ao local onde deve ser colocado o arquivo, Segue:

      ” Devemos colocar esse aquivo dentro da pasta NETLOGON localizada no servidor em:

      C:\Windows\SYSVOL\domain\scripts

      *Se na instalação do AD você alterou o caminho da pasta SYSVOL, o NETLOGON está no caminho definido na instalação.

      Um modo mais facil de encontrar a pasta NETLOGON independente do caminho definido na instalação é pelo compartilhamento do servidor.
      Clique em Iniciar, Executar e digite \\NOMEDOSERVIDOR ou \\IPDOSERVIDOR será exibido para você todos os compartilhamentos existentes no servidor, inclusive a pasta NETLOGON, com previlégios administrativos você pode adicionar (Copiar e Colar) o arquivo logon.bat na pasta NETLOGON.
      * Os usuários da rede (Usuários do AD) por padrão possuem permissão de somente leitura sobre a pasta NETLOGON. “

      Agora siga conforme o Tópico onde deve ser colocado somente o nome do script no Perfil do usuário.

      Faça os testes. Deve funcionar!

      Abraços!

      • wilson disse:

        Renan,

        Infelizmente não funciona, estou colocando no DC no caminho C:\Windows\SYSVOL\domain\scripts ou direto na pasta NETLOGON q é o mesmo lugar. Ai entro no ADUC e seleciono um usuário qq e na ABA Profile em Logon Script coloco o nome do arquivo Logon.bat. Acesso uma máquina com XP e entro com o login desse usuário e no windows explorer só encontro as unidades C:\ e D:\ e nada de mapeamento.

        Essas pastas q serão mapeadas devem estar compartilhadas ? E as permissões desse usuário devem ser permissões de compartilahmento e NTFS ?

        Alguma dica ?

        Obrigado por enquanto

        Wilson

      • RenanPro disse:

        Olá Wilson, Sim, Todas as pastas que vc vai mapear devem estar compartilhadas no servidor e com suas devidas permissões de compartilhamento e NTFS, caso contrario ele não vai encontrar as pastas.
        Caso vc não tenha compartilhado estas pastas, isso explica o erro 67 que está ocorrendo.

        Agora quanto ao Script, nosso amigo “Vasco” viu um erro na sintax do seu script que passou despercebido por mim.

        Entre a Letra da unidade escolhida e o caminho do compartilhamento, no caso p: \\arq\Publico devemos colocar espaço após o :

        Outro detalhe, todas as estações estão com o DNS Primário, apontando para o IP do servidor?

        Verifique esses detalhes.
        Creio que agora vai funcionar.
        Abraços!

  41. Wilson disse:

    Acabei de ver q está ocorrendo erro 67. Nome de rede não pode ser encontrado.

    O q devo fazer ?

    Obrigado

    • Wilson disse:

      Consigo fazer o mapeamento de forma manual, mas com o script nem com reza brava.

      Aproveitando, tenho uma partição no mesmo HD q perdeu ou eu apaguei, não me lembro agora, só sei q não sei como colocar de volta.

      Botão direito na Partição, Sharing/Security e só aparece
      Administrators (Servername/Administrators)
      Creator Owner
      System

      Onde foi parar o Users(Servername/Users) que existem nas outras partições do mesmo HD????
      Como posso colocar de volta?

      Muito Obrigado e desculpe perturbar

      Wilson

      • RenanPro disse:

        Wilson, Sobre o Disco, vc deve ter removido a permissão. Como Administrador, entre em propriedades e na aba segurança procure pelo botão Editar ou Avançado, e adicione novamente o Users.

        Retorne se necessário. Abraços!

      • wilson disse:

        Renan,

        Ai é q está o problema, já fiz isso e mesmo em Security clicando em Add, Advanced e depois em Find não encontro mais o Users. Tenho todos os outros System, Administrator, Create Owner entre outros e os usuários q criei, mas o Users não existe.

        Alguma dica ?

        Wilson

      • wilson disse:

        Renan,

        Achei o Users, ele fica no mesmo caminho q disse acima, porém deve-se clicar no nome do Servidor, ai ele aparece.

        Falta só o lance do mapeamento.

        Grato

        Wilson

  42. Vasco disse:

    Echo off
    Net use p: \\arq\Publico
    Net use t: \\arq\Troca
    Net use m: \\arq\Matrix

  43. Adriano Tomaz Ramos disse:

    Por favor.

    Como faço para colocar dois scripts. Nesse exemplo que você deu só tem o logon.bat e se caso você tivesse outro script para rodar no logon.

    Tentei tipo:

    logon.bat;iniciar.vbs não deu certo
    logon.bat,iniciar.vbs não deu certo
    logon.bat iniciar.vbs não deu certo
    logon.bat-iniciar.vbs não deu certo

    Como ficaria.

    Muito obrigado

  44. Reinaldo disse:

    Olá Renan, parabéns pelo post!
    Deixe-me lhe explicar a minha infra…
    Tenho um server W2K3 (192.168.1.2) com domínio (local) e um notebook Vista Basic (192.168.1.100) com conexâo wireless, ambos utilizando o DHCP do roteador, pastas compartilhadas no server …. até ai td. bem!!! Porém ao tentar mapear os drives de rede ou até mesmo acessar o server através do Vista (seje utilizando \\192.168.1.2 ou \\hostname ele não encontra, mesmo informando o domínio\user + password …
    Tenho que fazer alguma configuração no server para que eu consiga obter êxito?

    • RenanPro disse:

      Olá Reinaldo, primeiramente, Qualquer S.O. do tipo, Home Basic, Starter, não funciona em rede, então creio que o seu problema está ai… formate o notebook e instale o windows vista, ou windows 7 que está 1000x melhor que o vista, porém, instale a versão PRO ou Superior.
      Faça os testes e caso tenha problemas retorne.
      Abraços!

      • Reinaldo disse:

        Ok Renan, valeu pela dica!!!

        Consegui descobrir o que estava impedindo de fazer o mapeamento de rede… na verdade havia uma configuração de firewall no roteamento (RAS) do W2K3 que estava bloqueando. Alterei as config. e td. esta 100% agora!!! Realmente o Win7 esta muito melhor que o Vista, sem dúvidas!!! Mas o fato é que eu não queria formatar o notebook, pelo menos, não agora!!!
        Valeu meu prezado, muito obrigado mesmo assim!!!
        Abraços.

  45. Danillo Coutinho disse:

    Seguindo os passos não tem erro.. Muito bom.

  46. OPA….
    muito bom e muito fácil, porém, como eu não tinha um PC migrado pro AD ainda, ao migrar pra testar essa configuração, ele me pede uma senha, testei tanto com a senha de adm do note (no caso), qnt com a senha de adm do pc q esta com o AD, em ambos os casos ele me da a mensagem:

    Erro durante a tentativa de ingressar no dominio “santana”:
    O caminho da rede não foi encontrado.

    Tenho ambos conectados a um roteador VPN dlink DES-1008D, ele pinga normalmente

    Estou pra começar um curso de AD com virtualização e com direito a certificado MS na M.CURY aqui no Rio, mas já quero mete a mão na massa aqui em casa pra não apanhar tanto e até pelo fato de no meu trampo na prefeitura, usar o AD na rede da SME.

    vlw

    • RenanPro disse:

      Olá Daniel, vc usa a senha que vc define quando está instalando o domínio no servidor.
      Detalhe importante, o DNS primário nas estações devem apontar para o servidor. Creio que esse é o motivo do erro.

      Faça os testes.

      Abraços!

  47. Opa

    Eu adicionei o IP do PC com o AD instalado no DNS do meu note e nada. Da uma tela de erro.

    Será configuração de rede?
    Vou tentar nesse FDS colocar eles em uma rede separada com IP fixo

    vlw

  48. Bom, vamos por partes rsrs
    Deu pra sacar q ñ manjo nada de AD neh rere.
    Vou começar o curso em abril, só estou metendo a cara de curioso mesmo.
    Mas quando chegar em casa testo isso.
    Minha placa de rede onboard deu pipino ontem, mas a off ta boa.

  49. Tiago Souza disse:

    Olá meu velho, sinceramente, você tem que trabalhar com os bombeiros, pois acabou salvando a vida de muita gente com essa simples e útil explicação, Boa sorte pra vc.

  50. Felipe disse:

    Cara, meu problema é o seguinte.

    Tenho que criar um mapeamento para Grupos.

    Por exemplo, preciso que o endereço \\rede\grupos\setor seja mapeado com a letra G.

    Tenho um usuário que pertence a 2 grupos (informatica e RH).
    Preciso que o script reconheça automaticamente que a letra G já está em uso e mapear e unidade com outra letra disponível.
    Eu criei um arquivo VBS assim:

    Set wshNet = CreateObject(“WScript.Network”)
    Set CurrentUser = _
    GetObject(“WinNT://rede/” & wshNet.Username & “,user”)
    For Each grp In CurrentUser.Groups
    MapDrive grp.Name
    Next
    Sub MapDrive(byval strGroupname)

    if InStr(strGroupName, “informatica”) then
    Set objNet = CreateObject(“Wscript.Network”)
    objNet.MapNetworkDrive “G:”,”\\rede\Grupos\informatica”
    end if

    if InStr(strGroupName, “RH”) then
    Set objNet = CreateObject(“Wscript.Network”)
    objNet.MapNetworkDrive “G:”,”\\grupos\Grupos\rh”
    end if
    End Sub

    Para usuários que estão só no grupo Informatica funciona e para usuários só do grupo RH funciona.

    Porém, tem 2 pessoas que estão nos 2 grupos, preciso que seja mapeado

    • RenanPro disse:

      cara, não tem como vc usar 2 mapeamentos na mesma letra, se vc está usando o G para “G:”,”\\rede\Grupos\informatica”
      Então altere o objNet.MapNetworkDrive “G:”,”\\grupos\Grupos\rh” para outra letra e resolvido!

      Se necessário faça um script exclusivo só para esses 2 usuários.

      • Alex disse:

        Simples.

        compartilha a pasta “Grupos”, pois dentro dela vai conter todos os setores, e de permissão nas pastas, somente para quem deverá acessar, ou para os proprios grupos respectivos, vai aparecer para todos mas vai acessar somente quem tem permissão.

  51. Marcus vinicius disse:

    Fiz conforme descrito, porém não deu certo, após o logon continua mapeando a mesma pasta em todas as letras de unidades

    • RenanPro disse:

      Olá Marcos, post o seu arquivo para verificar.
      O Script não substitui mapeamentos (Letra) já feitos, somente se você remove-lo antes manualmente ou no script.
      Abraços.

  52. Marcus vinicius disse:

    ECHO OFF

    net use s: \\SERVER\OPERACIONAL
    net use t: \\SERVER\CONTABILIDADE
    net use u: \\SERVER\ALTERDATA
    net use v: \\SERVER\SOFTWARE
    net use w: \\SERVER\ZONA DE TRANSFERENCIA
    net time \\SERVER /SET /YES

    Existe algum script para remover o mapeamento antes de remapear tudo com esse script

    • RenanPro disse:

      Olá Marcus, seu script está OK, somente para confirmar \\SERVER é o nome mesmo do servidor certo?

      Para deletar você pode usar este mesmo script colocando abaixo do ECHO OFF o comenado:
      NET USE [UNIDADE:] /DELETE /y

      Troque a unidade por * para deletar tudo:

      NET USE * /DELETE /y

      Mesmo assim se não funcionar, no script troque o nome do servidor pelo IP do mesmo.
      Abraços!

      • Marcus vinicius disse:

        Agora funcionou beleza, porém não excluiu as unidades, só funcionou quando eu desconecto as unidades e dou um logoff, existe outro recurso para apagar sem que eu vá de micro em micro?

        usei esse comando
        NET USE * /DELETE /y

      • RenanPro disse:

        Rode o comando no prompt da maquina e verifique se ele realmente apaga as unidades.
        Ele estando no script ele será executado.

        ECHO OFF

        NET USE * /DELETE /y

        net use s: \\SERVER\OPERACIONAL
        net use t: \\SERVER\CONTABILIDADE
        net use u: \\SERVER\ALTERDATA
        net use v: \\SERVER\SOFTWARE
        net use w: \\SERVER\ZONA DE TRANSFERENCIA
        net time \\SERVER /SET /YES

        Faça os testes, Abraços!

  53. Estou com um problema no GPO:

    Quando eu coloco um pc na rede corporativa com AD, os usuarios não podem mais executar nenhum programa sem a senha do adm da rede ( a minha), qual o grupo no GPO que concede essa permissão de instalar/executar programas nas maquinas locais?

    • RenanPro disse:

      Olá Marcus, não é uma pratica recomendada liberar isso aos usuários, mas em todo caso, isso também não é feito por GPO.
      Logue na estação do usuário com a sua conta de adm, clique com o botão direito em “Meu Computador” e depois vá em “Gerenciar” na janela que abrir escolha ao lado esquerdo “Usuários e Grupos Locais” e clique em “Grupos” – Vá agora no grupo “Administradores” e adicione o usuário neste grupo, assim ele será adm local do PC e poderá instalar/desinstalar programas, etc…

      Abraços!

  54. Paulo Ricardo disse:

    Bom dia, primeiro quero lhe dar os parabens pelo tutorial que me ajudou muito.
    Mas aconteceu o seguinte comigo, eu fiz como voce descreveu no tutorial só que ele somente mapeou o que eu indicava na primeira linha, exemplo:
    coloquei –

    etho off
    net use z \\10.1.1.40\arquivos
    net use y \\10.1.1.40\documentos

    net time \\10.1.1.40 /set /yes

    ai ele somente mapeava o arquivos que estava primeiro, alterei a letra pra ver se era pelo fato de ela estar ocupada mas a msm coisa, somente a primeira linha, eu ate inverti coloquei documentos primeiro e depois arquivos, ai ele somente mapeava documentos.
    o que voce acha que pode ser?

    • RenanPro disse:

      Amigo, confira a sintax do seu script.

      começando pelo ECHO OFF e não etho off.
      A Letra da unidade vem seguida de :

      Verifique isso certinho e deve funcionar. Abraço!

  55. rafaeljorgeL disse:

    MUITO BOM O APOIO DEIXADO AQUI NO SITE!!! PARABÉNS! FUNFOU TUDO!

  56. Chicão disse:

    amigo…estou com uma grande dúvida. No menu “meu computador” da minha empresa, existe o campo “acesso externos T”, tipo assim…meu computador é totalmente bloqueado pela equipe de TI, orkut…msn…hotmail etc. Já tentei desativar firewal (mas é bloqueada a tentativa)… no menu “iniciar! tbm é bloqueado (nao existe a opção). Será que existe um segredo para conseguir desbloquear o esquema de proteção da TI??? tipo apagar algum numero.. nos acesso extenos ou algo parecido???.
    Aqui tem ate aquele olhinho ” VNC” para o suporte da TI…sera que aki tem alguma salvação?????????

    • RenanPro disse:

      Rsrsrs, interessante sua pergunta, mas não posso afirmar para você, tudo depende de quem fez os bloqueios, e se tem o VNC, eles podem ver tudo o que você está fazendo na máquina, então não seria legal se eles vissem você em algum site no qual não deveria. Nesse caso infelizmente deve seguir as normas da empresa.
      Abraço!

  57. Cláudio disse:

    Parabéns pela linguagem fácil e acessível a todos! Como forma de agradecimento, adicionei teu site em Favoritos e te seguirei também no Twitter.

  58. Ney disse:

    bom dia!! o problema que estou enfrentando é na sequencia deste usuario . . .

    Rafael disse:
    21/01/2010 às 08:48
    Ótimo artigo, parabéns e obrigado.
    Aproveitando, fica uma dúvida: eu gostaria que os usuários, ao se logarem, tivessem uma “pasta pessoal” do servidor mapeada na máquina cliente deles. Por exemplo, gostaria que, para mim, o U: fosse \\Servidor\Users\Rafael, para a Maria fosse \\Servidor\Users\Maria. Há alguma forma de fazer esse mapeamento, usando alguma variável ou algo parecido?
    Obrigado.

    Responder
    RenanPro disse:
    21/01/2010 às 10:54
    Obrigado por visitar o Blog Rafael.
    Isso que você deseja fazer é possivel através do AD.
    Abra o AD, entre nas propriedades do usuário desejado, vá na aba “Profile” em “Home Folder” você pode definir “Connect” a letra e o caminho da pasta, ou seja, esse usuário ao logar, será mapeado a pasta no caminho em que você definir e na letra que você definir e geralmente usamos isso para conectar uma pasta de uso único/particular desse usuário!
    Espero ter ajudado, qualquer outra duvida retorne!
    Abraços!!!

    tenho esta configuração funcionando aqui na minha rede . . . porém os usuarios do windows vista e 7 não aparece esta pasta pessoal . . . .quando logo com o usuario que trabalha na maquina que tem windows vista no XP a pasta pessoal é mapeada normalmente, o porém é que no vista e no 7 ela não mapeia por algum bloqueio o que pode ser?

  59. Ney disse:

    windows server 2003

  60. Rodrigo Soares disse:

    Cara,

    parabens pelo site, muito bom mesmo, sou novo na area de t.i. e o teu site esta ajudano muito.
    possuo uma duvida sobre este mapeamento e queria saber contigo se é possivel utilizar ele por grupos e não apenas por usuarios.

    valeu.

    • RenanPro disse:

      Olá Rodrigo, uma outra forma de aplicar scripts é atarvés de GPO’s, no google vc encontrará muita coisa sobre GPO, é um outro meio de fazer isso.

      Abraços!

  61. carlagaspar disse:

    Estou com problema em executar script…fiz todos os pssos acima mais qd me logo na maquin com win7 nao acontece nada….o script simplesmente nao roda…nao aparece nada nem erro.. se eu executra na mao ou mapear funciona…

    quem pode me ajudar?

  62. Elson Silva disse:

    Renan tenho a seguinte situação os usuarios da minha rede cada um tem a sua propia pasta do grupo especifica já mapeada no gpo como faço para mapear a pasta Publico para todos já que nas propiedades de usuariono no active Directory na aba Perfil pasta base ja esta mapeada a letra e o caminho da pasta expecifica de cada usuario.

    • RenanPro disse:

      Olá Elson, vc pode criar scripts específicos para cada grupo e aplicar via GPO também, já que “Pasta Base” já está sendo utilizada.

      Abraços!

  63. Maycon Tavares disse:

    Renan, tenho o seguinte problema:
    Meus scripts rodam perfeitos, o usuário conecta normal e o script roda, só que quando ele desliga a máquina e liga de novo o script roda novamente, porém ele fica digamos que um pouco mais lento, devido que ele mostra uma mensagem informando que a Unidade já existe, gostaria de saber se é possível o script verificar antes, por exemplo, o script roda, ae ele verifica, caso conexão já exista, ele não executa o comando e pula para o próximo comando, caso não exista ele cria a unidade de rede.
    Caso possa me ajudar fico grato.
    Abraços.

    • RenanPro disse:

      Até tem como fazer mas ai envolve uma estrutura de programação (If, else) não teria um pronto pra te mostrar, mas vc pode iniciar o script tbm com o @ECHO OFF assim ele oculta o retorno do comando, talvez resolve o problema.
      De qualquer forma nunca notei lentidão nesse processo… deveria ser coisa rápida.

      Qualquer coisa retorne, abraço!

  64. Junior disse:

    Boa tarde pessoal

    Preciso criar um login script e tenho a seguinte missão:
    Tenho varias pastas como Contabilidade; Financeiro; Comercial; Gerencia; Backupusers e outras.
    Dentro dessas pastas principais tenho subpastas, mas nem todos tem acesso a determinadas subpastas ou na principal.
    No caso do backupusers, tenho o nome de cada usuário para fazer seu backup e só acessado por ele.
    Gostaria de criar um login script onde verifica o nome do usuário e já automaticamente, faz o mapeamento das pastas que ele tem permissão de acesso.
    Por favor alguem poderia me ajudar, mas como não tenho muita habilidade com isso, se puder detalhar fica mais fácil.
    Desde já agradeço.

    Junior

    • RenanPro disse:

      Olá Junior, qual Windows Server vc está usando, 2008?

      Nesse caso, ou vc cria 1 script personalizado para cada usuário seguindo os mesmos passos do tutorial, ou vc cria um geral (que é mto mais fácil, todos os mapeamentos em 1 arquivo só) e aplica para os usuários.
      Com as permissões de pasta (NTFS) vc pode restringir o acesso aos usuários e o usuário só verá as pastas que ele tem acesso. Muito mais fácil.

      Qualquer coisa retorne.
      Abraço!

  65. Junior disse:

    Olá RenanPro;

    Eu uso o 2008, mas como posso fazer isso ?

    Queria fazer só um login script e quando a pessoa se logar na rede, faz uma verificação em todas as pastas e subpatas do FileServer, também em pastas do outro servidor; montando esse mapeamento automaticamente, principamente quando se logar em outro computador, ou quando for um funcionário novo.

    Agradeço pela ajuda….

    • Rodrigo Tomazini disse:

      Ola Boa tarde, muito bom o seus comentarios, eu estou diante da seguinte situaçao instalei um servidor 2008 r2 com AD, preciso que os documento da estaçao ao logar no AD ja aponte direto para uma pasta dentro do serv, isso e possivel? outra coisa vc sabe se e possivel eu logar uma estaçao no AD via VPN. tenho algumas filiais com apenas 1 micro e preciso que ela conecte via VPN na matriz e entre no AD. muito obrigado amigo.

      • RenanPro disse:

        O que vc deseja fazer se chama Perfil Móvel, mas deve ser analisado a quantidade de arquivos e a situação da sua rede (Fisicamente) pois isso pode causar muita lentidão em certos casos… o melhor é criar 1 pasta para cada usuário, no AD vc acessa as propriedades do usuário, Aba “Profile” no quadro “Home Folder” vc pode usar o “Connect”, selecione a Letra e o Caminho da pasta que deve ser montada, use o caminho da rede \\server\etc… Ou use um Script de Logon. Depois disso converse com o usuário e diga para salvar seus arquivos de trabalho dentro dessa unidade.

        Quanto a VPN, da para logar se for uma VPN dedicada, (Link ponto a ponto) que ficam conectados o tempo todo. Ou servidores VPN do tipo Gateway nos 2 Sites…
        Abraços!

  66. Rodrigo Tomazini disse:

    e outra coisa nao consigo restringir a opçao copiar dentro do diretorio. ja vi todas as permissoes. mas ainda copia. queria criar uma pasta com um arquivo do excel que so fique disponivel para leitura. valeu cara. abraçao

    • RenanPro disse:

      Rodrigo, na mesma tela onde você configura a permissão, acesse as “permissões avançadas” lá tem outros modos de permissão, dê uma olhada.
      Abraço!

  67. Raul Simionato disse:

    Ola Renan…mt bom esse materiall..

    Estou com duas duvidas quanto a script.

    1. tenho pastas compartilhadas da seguinte maneira: uma para cada usuario e uma para cada grupo de trabalho. O mapeamento do usuario e uso a variavel %username% e funciona direitinho. Gostaria de saber se existe uma variavel para o grupo do usuario.

    2. O mapeamento acima funciona em todos os computadores com windos XP, porem nao funciona nas maquinas com W 7… Como faço para mapear nas maquinas com seven..

    Obrigado pela ajuda…….abçs

    • RenanPro disse:

      Raul, por grupo ele não monta mapeamento, você pode fazer isso via GPO, dependendo da estrutura do seu AD.

      Quanto ao mapeamento com o W7, não teve nenhuma mudança até onde eu sei, verifique seus scrips, e o DNS das estações deve ser o IP do servidor que controla o AD.
      Tente executar o comando gpupdate /force nas estações W7.
      Abraços!

  68. Boas.
    Tenho um mapeamento de rede igual ao deste tutorial já com algum tempo, com server 2003. Recentemente 3 maquinas Xp que têm mapeadas unidades de rede, passado algum tempo do logon do user perdem a ligação aparecendo a mensagem que o user em questão não tem autorização para se ligar à unidade de rede, a unica solução é fazer logoff e logon e já voltam a funcinar por um tempo. Outra solução é voltar a correr o script e pôr a senha de administrador é também voltam a funcionar por um tempo.
    Alguém me pode dar uma dica de qual será o problema?
    Obrigado.

    • RenanPro disse:

      Olá Tiago, já tive esse problema mas era em uma estação especifica, era problema do windows na estação, agora se isso ocorre em todas, verifique os logs do servidor e se vc tbm não está com problemas de rede, conectividade, etc…

      Abraços!

  69. Viviane disse:

    Estou com um problema, fiz todo esse procedimento, solicitei ao usuário que fizesse o logon novamente e não aparece o mapeamento, cheguei até mudar a unidade de mapeamento, teria alguma informação do porque não aceitou esse compartilhamento. At´r

    Possuo Win Server 2008.

    Até mais,

    Viviane.

    • RenanPro disse:

      Olá Viviane, você seguiu os passos conforme o tutorial? Os Scripts estão na pasta NetLogon? Nenhuma permissão foi alterada nessa pasta certo?!

      Essas estações estão no domínio correto?
      Verifique nas estações se estão configuradas com o endereço DNS Primário, o IP do servidor AD.

      Poste se funcionou.
      Abraços!

  70. Rich disse:

    Também gostaria de agradecer por vc ter criado esse tutorial. Me ajudou bastante – por favor continue o bom trabalho.

  71. Bruno disse:

    Renan
    Preciso de um script que que como esse mapeie automático aos usuários mas a unica diferença é que mapeie apenas as pastas que os usuários tem vínculos
    Desde já obrigado

    • RenanPro disse:

      Olá Bruno!
      Nesse caos ai você tem que fazer um script personalizado pra cada usuário… meio trabalhoso, mais fácil vc fazer um geral e limitar o acesso do usuário pelas permissões NTFS.

  72. Patrick disse:

    Olá pessoal,

    Como faço para mapear unidade de rede por grupo de segurança?

    Ao acessar Propriedades do grupo nao tem a aba Profile para definir o script…

    Desde ja agradeço a ajuda.

  73. Karl Daniel Mendes disse:

    Boa Tarde

    Vamos ver se voce pode me ajudar, tenho um dominio samba, e dentro dele tenho um script de mapeamento global, porém, cada usuario cria novos mapeamentos de acordo com sua necessidade, logo, cada computador tem inumeros mapeamentos diferentes. Agora iremos alterar o IP do servidor e eu precisaria de um script que varrese cada mapeamento do Usuario e alterasse o IP, me entendeu ? Mais ou menos um IF EXIST Z: NET USER Z: \\NOVOSERVIDOR\MAPEAMENTO ATUAL

  74. Celso Mateus Miranda disse:

    Boa tarde,

    Primeiramente quero agradecer, ficou super bacana a forma de aprensentar o mapeamento de rede.

    agora eu estou querendo fazer o seguinte, eu sou o administrador da rede, e quero mapear uma unidade do servidor em uma maquina cliente, mas nao na hora do Logon. tem como ? teria um script para que eu possa rodar no meu servidor para que a maquina do cliente fique com a unidade mapeada ?

    Desde ja agradeço a atenção.

  75. Boa tarde Renan.
    Parabéns pelo blog !!! Me resolveu um problema que nunca tive tempo para solucionar, e hoje encontrei facilmente em seu blog de forma concreta e bem explicada.
    Muito obrigado

  76. THIAGO QUINHONES disse:

    EXCELENTE. PRÁTICO, FÁCIL E DE LINGUAGEM SIMPLES. É UM MODELO DE COMO FAZER TUTORIAL. CONTINUE ASSIM. ABRAÇOS. THIAGO

  77. Nivaldo Ferreira disse:

    Olá Renan, primeiro, parabens pelo seu blog!
    Por favor, veja se você consegue me ajudar com esta dúvida?
    Eu preciso executar uma .bat automaticamente quando o servidor for reiniciado sem a necessidae de efetuar o logon no servidor por nenhum usuário.
    Esta bat é utilizada para mapear um drive de rede porque eu tenho algumas aplicações que roda escheduladas neste servidor, e quando o servidor é reiniciado ele perde o mapeamento e é preciso logar no servidor para executar a bat.

  78. Edilson disse:

    Excelente tutorial, parabéns!

    Aqui ocorreu td certinho!

    Vlw

  79. Douglas disse:

    eu particionei meu hd no servidor onde onde o C: esta o sistema e o G esta meu servidor de arquivos, minha bat so funciona quando aponto para C: para a unidade g aparece erro 53.

  80. Rodrigo Alves disse:

    Boa tarde a todos, preciso de uma ajuda abaixo descrevo como fiz para mapear pastas no AD conforme aprendi acima.
    NET USE E: \\10.0.0.161\Secretaria
    NET USE E: \\10.0.0.161\Suporte
    NET USE E: \\10.0.0.161\TI
    NET TIME E: \\10.0.0.161 /SET /YES

    Agora gostaria que cada usuário tivesse uma pasta quando logasse, mas nao estou conseguindo.
    Bom eu criei a pasta do usuario JOAO la no servidor de arquivos, e dei permissao. em seguida no script coloquei NET USE E: \\10.0.0.161\%USERNAME%\
    Agora nao sei se o que fiz esta certo??? Podem me ajudar ??
    Na verdade só estou conseguindo fazer as coisas atraves de scpript pois usando as ferramentas do win2008 nao esta sainda nada:/.
    Alguem tem um mega tutorial ???

  81. Eduardo disse:

    Tutorial 10!!! e claro e objetivo.
    Obrigado amigo.
    Abraço.

  82. marcio disse:

    boa tarde! gostaria de compartilhar o programa alterdata, em quatro computadores na empresa,
    como eu posso fazer passo a passo. obrigado!

  83. botecodih disse:

    Tutorial claro, simples e objetivo. Obrigada!
    Não encontrei nas respostas dos comentários, se alguém puder me responder, agradeço. Preciso retirar uma unidade do script. Localizei o .bat, retirei a linha que mapeava esta unidade, reiniciei servidor e micro, e ainda assim a unidade é mapeada porém fica com X como se estivesse com erro. Alguém sabe o que mais posso fazer?
    Obrigada,

    • RenanPro disse:

      Olá Bete, se for manualmente, em cada estação, vc clica com o direito e coloca “Desconectar” se for o caso via script, vc vai colocar net use como se fosse para mapear, mas no final vc coloca /delete

      Obrigado.

  84. Héber Mota disse:

    E ae Renan. Bom-dia !

    Como faço para colocar um papel de parede default para todos os usuários do domínio ?

    Obrigado.

  85. heberhfm disse:

    E ae Renan. Bom-dia.

    Como faço para colocar um papel de parede default para todos os usuários do domínio ?

    Obrigado.

  86. Rômulo Lima disse:

    Artigo muito bom amigo, muito obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s