Dicionário de T.I.

Olá Galera, abro essa sessão para que, aos poucos, montar um “Dicionário de T.I.” com os termos que rolam no mercado. Aceito a ajuda de todos, mandem por e-mail ou comentário,  irei avaliar e postarei aqui com os créditos de quem enviou😉

Não preciso dizer que estaremos em constante fase de construção! Por dia, pretendo colocar preencher 2 letras ou mais, dependendo da disponibilidade.

A

  • ABNT – ( Associação Brasileira de Normas Técnicas ) , Trata-se de um órgão brasileiro responsável pela padronização de normas.
  • Acesso Dedicado – Modalidade de acesso a Internet , na qual o computador do usuário mantém-se permanentemente conectado à rede.
  • Acesso Discado ( dial-up) – Conexão por linha comutada ou dial up (às vezes apelidada de Banda estreita em alusão a conexão Banda larga), é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica para se ligar a um nó do provedor de Internet (ISP, do inglês Internet Service Provider). A partir desse momento, o ISP encarrega-se de fazer o roteamento para a Internet ou à outras redes de serviço. O dial-up geralmente usa os protocolos PPP e TCP/IP.
  • Access time – O tempo de acesso, em milissegundo, que um driver gasta para começar a distribuir dados solicitados por um programa.
  • Acelerador Gráfico – Hardware que possui um processador(chip) dedicado a parte gráfica, liberando o processador principal do computador para outras tarefas , o que melhora o poder de processamento da maquina.
  • ACK – (Acknowledge) – Sinal eletrônico de reconhecimento usado em transmissões de dados.  Para o TCP, o ACK é usado no handshake triplo inicial, para confirmar o número de seqüência da estação de envio, e quando realmente são enviados dados, o ACK é usado para confirmar os segmentos enviados.
  • Âncora – Tag que em um documento HTML define uma seção e serve como alvo a um hiperlink. Assim, ao clicar sobre uma ancora, o usuário vai para outro ponto do mesmo documento ou para outro documento disponível na web.
  • ActiveX – É uma especificação criada pela Microsoft , que permite a inclusão de elementos multimídia em paginas web , aumentando sua interatividade. Ela permite a construção de paginas dinâmicas , com scripts que rodam a partir do servidor.
  • Acrobat – Formato de arquivo desenvolvido pela Adobe , que permite que documentos sejam exibidos em qualquer micro com as fontes e layout corretos. Suporta imagens, tabelas e recursos de segurança.
  • ADC – (Analogue-to-Digital Converter) Componente que faz conversão de um sinal analógico para digital. Todas as placas de som do micro possuem um ADC, responsável por digitalizar os sons analógicos vindos do microfone ou outro dispositivo analógico qualquer.
  • ADSL – (Assimmetric Digital Subscriber ou Linha Digital Assimétrica para Assinantes) Tecnologia que viabiliza a transmissão de dados , inclusive vídeo , em alta velocidade , por linha telefônica comum. As velocidades variam, em geral , entre 256 Kbps e 2 Mbps.
  • AIFF – (Audio Interchange File Format ou Formato de Arquivo para Troca de Áudio) Padrão para arquivo de áudio em formato mono e estéreo, desenvolvido pela Apple para a plataforma Macintosh , também utilizado em maquinas Silicon Graphics.
  • Algoritmo – Um conjunto de informações matemáticas , usado para encriptar dados , compactar arquivos , entre varias outras aplicações  Um arquivo compactado ou encriptado pode ser usado apenas por quem tiver o algoritmo de descriptação ou descompactação , que permitirá reverter o processo.
  • Analógica – Forma de comunicação que usa ondas eletromagnéticas continuas.
  • Anonymous – (anônimo) Normalmente utilizado para conectar –se a um servidor. O nome de usuários “anonymous” indica que se trata de um usuário não registrado na maquina em questão.
  • ANSI – (American National Standards Institute) Uma associação voluntaria , formada por vários membros e varias companhias. A ANSI encarrega-se de estabelecer padrões para a industria, compatibilidade de linguagem de programação,  protocolos de rede, especificações elétricas de vários componentes, etc.
  • Anti-Aliasing – Esta técnica permite suavizar os contornos em imagens, adicionando pontos de cores intermediários  O Anti-Aliasing é um recurso cada vez mais utilizados nos jogos 3D, com o objetivo de melhorar a qualidade da imagem , sobretudo ao se utilizar baixas resoluções.
  • API – (Application Program Interface) Um conjunto de funções que oferece aos programadores acesso ao hardware e permite ativar um determinado dispositivo no programa. Quando um programa executa uma função em que estão envolvidas recursos do sistema operacional Windows, por exemplo, provavelmente, ele esta fazendo uma chamada para alguma API do Windows.
  • Aplicações Web – Programas especialmente escritos para rodar em um servidor web, onde podem realizar funções especificas em um website, como, por exemplo, controlar e formatar o fluxo de informações de um banco de dados.
  • Aplicativo – O mesmo que programa ou software.
  • Applet – Pequenos programas que executam tarefas especificas numa web-page.  Costumam ser embutidos no sistema operacional ou em outros aplicativos . Os Applets podem ser feitos em varias linguagens, a mais utilizada é Java. Estes pequenos programas são automaticamente instalados ao acessar a pagina, o que torna as paginas web mais interativas e dinâmicas.
  • Área de Trabalho – Área de trabalho ou desktop é a Área vista e disponível no monitor quando o usuário liga o computador.
  • ARPA NET – Uma rede experimental criada pela ARPA(Advanced Research Projects Agency). Foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet.
  • Arquitetura Cliente-Servidor – Arquitetura de rede de computador , na qual o processamento pode ser distribuído entre clientes( usuários) da rede, que requisitam informações e servidores(fornecem as informações) para a rede.
  • Arquitetura Fechada – Qualquer projeto de computador cujas especificações não tenham sido divulgadas. O fato de as especificações proprietárias serem protegidas por patentes e copyright torna difícil, ou até impossível, o desenvolvimento de dispositivos auxiliares por fornecedores independentes. Em geral, apenas o fabricante original é capaz de construir periféricos e add-ons para um computador de arquitetura fechada.
  • ARJ – Um formato de compactação de arquivos bastante conhecido , mas não tao utilizado quanto o ZIP.
  • ASCII – ( American Standard Code for Information Interchange ) é ainda o código de caracteres de texto mais usados. Cada um do texto ASCII ocupa 8 bits de dados (1 byte) , o suficiente para 256 combinações diferentes , que incluem caracteres , números e símbolos diversos. Na gíria , “ASCII”também é usado em relação a um arquivo de texto puro , sem formatação.
  • ASP – (Active Server Pages ou Paginas de Servidor Ativas ) Ambiente para programação por scripts , desenvolvida pela Microsoft, que permite a criação de scripts no servidor( não no cliente) . Vem sendo bastante usado para criar paginas dinâmicas , interativas e de alta performance, por Ter bons recursos e ser fácil de aprender se comparada a outras linguagens, pois o próprio servidor transforma os scripts em HTML padrão, fazendo com que qualquer browser faca sua leitura.
  • Attach – Literalmente significa “anexo”. A expressão é utilizada para designar arquivos que acompanham mensagens de e-mail. Não há restrição quanto ao tipo de arquivo que pode ser enviado (texto, imagem, som, programa,etc.).
  • AVI – (Audio Video Interleave) Formato de arquivos audiovisuais criado pela Microsoft.

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

X

  • X.25 – Protocolo de roteamento muito utilizado em redes públicas de pacotes.
  • x.400 – Um protocolo que especifica serviços do tipo store-and-forward, sendo o serviço de correio eletrônico “message handle system” (mhs) o mais conhecido deles, como parte das recomendações OSI/ISO.
  • X.500 – É um padrão ITU-TSS/ISO para serviços de diretório eletrônico.
  • x64 – x64 ou x86-64 é o nome genérico dada à família (arquitetura) de processadores baseados na tecnologia de 64 bit, utilizada pelos processadores da Intel e da AMD. Na arquitetura de 64 bit, os Sistemas Operacionais de 64 bits, endereçam a memória RAM de maneira diferente. O sistema operacional é executado em endereços de memória acima de 32 bit (havendo memória RAM suficiente), permitindo que grandes blocos de memória RAM sejam disponibilizados para as aplicações sem a necessidade de compartilhamento do uso de memória.
  • x86 – Família de microprocessadores criada em 1981 e utilizada até hoje nos processadores da intel, amd. cyrix e outros fabricantes de processadores, “trabalha” com quantidades limitadas de memória.
  • XC – Microcomputador de baixo custo, compactos, para uso doméstico, com recursos específicos para educação, internet, controle bancário, entretenimento, etc.
  • Xerox – Corporação americana, responsável pela criação e desenvolvimento da xerografia, técnica responsável pela elaboração de fotocópias de documentos. A Xerox é uma empresa envolvida em várias outras áreas da informática como a criação do conceito de placas de rede quando em 1981 lançou a lan star ethernet series.
  • XML – Extensible Markup Language – O XML é uma linguagem para paginas web semelhante ao html ate certo ponto. A principal diferença é que em vez de simplesmente usar tags disponíveis , como no html, é possível criar tags personalizadas. Esse é o motivo do nome extensible, algo como extensivo  O xml ainda é um padrão relativamente novo, quem vem ganhando espaço. atualmente, todos os principais browsers suportam o padrão.
  • XMS – Acrônimo de “extended memory specification”, ou especificação de memória estendida. É o conjunto de regras para que um programa possa acessar a memória estendida através do DOS. Essas regras foram desenvolvidas em conjunto pela lotus development, intel corporation, microsoft corporation e pela ast. O DOS vem com um gerenciador de memória XMS chamado himem.sys.
  • XT – Acrônimo de extende tecnology, em português: Tecnologia Estendida, às vezes abreviado para PC XT ou simplesmente XT. Foi o sucessor do IBM PC original. Foi lançado em 8 de março de 1983 e foi um dos primeiros computadores a vir com uma unidade de disco rígido como padrão. Foi baseado essencialmente na mesma arquitetura que o PC original com somente melhorias incrementais; uma nova arquitetura de barramento de 16-bits só apareceria mais tarde no PC AT.

W

  • WAP – Wireless Application Protocol ou protocolo para aplicação sem fio é um protocolo de dados desenvolvido para uso em dispositivos sem fio, como celulares.
  • Watermark – Informações ocultas num sinal de vídeo ou de áudio, que permitem criar vários sistemas antipirataria. Estes códigos podem orientar o dispositivo a simplesmente não copiar o vídeo,  pode distorcer as imagens ou o som durante a copia, prejudicando o resultado final.
  • WAN – Wide Area Network- uma rede que interliga computadores  geograficamente distantes, localizados em outras cidades, estados, ou mesmo do outro lado do mundo.
  • Wap Weblog – Diário On-line. Paginas que podem ser criadas na internet sem nenhum conhecimento técnico  sendo atualizadas diariamente. Trazem uma visão pessoal sobre os mais diversos assuntos.
  • WAV – Waveform Áudio, o formato nativo de áudio da família Windows. Os arquivos em WAV são gravados de forma não compactada. O formato suporta varias taxas de amostragem. Uma musica em WAV pode ficar ate 1/10 do tamanho convertida em MP3.
  • WHOIS – Whois é um banco de dados de informações sobre domínios, redes, hosts e pessoas, fornecendo um serviço de diretório de usuários da internet.
  • WEB – “teia”em inglês. É um termo usado para se referir a redes de computadores. o termo surgiu devido o formado de uma teia de aranha lembrar a disposição física de uma rede, com cabos interligando os pontos. O termo “WWW” significa “Word Wide Web”, ou larga teia mundial, sendo usado com relação à internet.

Y

  • Ymodem – É um protocolo para transferência de arquivos entre modems, foi desenvolvido por Chuck Forsberg como o sucessor do XMODEM e MODEM7.
  • Yottabyte – Um yottabyte é uma unidade de informação ou memória (Armazenamento em Massa). Em números decimais, um Yottabyte equivale a 1.208.925.819.614.629.174.706.176 bytes.
    Até então, nenhum computador alcançou a marca de um yottabyte de armazenamento. Mesmo se combinarmos o espaço de todos os discos de armazenamento no mundo o valor armazenado não alcança nem um zettabyte. De acordo com um estudo, todos os computadores do mundo guardavam em dados cerca de 160 exabytes no ano 2006, com o valor aproximado de 1 zettabyte projetado para 2010. Um Yottabyte é a maior unidade de medida da informática relativamente possível com a tecnologia que dispomos atualmente.

Z

  • ZAP – Método de remoção permanente de um arquivo do disco, de forma que não existe a possibilidade de recuperação.
  • Zettabyte – Um Zettabyte é uma unidade de informação ou memória (Armazenamento em Massa). Ele corresponde a 1.000.000.000.000.000.000.000 (1021) ou 1180591620717411303424 (270) Bytes.
  • ZIP – Formato de compressão. deu origem ao verbo “zipar”, com o sentido de “comprimir”, “Compactar”.
  • Zip Drive – Mídia de transporte de media capacidade. dispositivo de armazenamento semelhante a um drive de discos flexíveis. tem uma grande capacidade de armazenagem.
  • ZIPCODE – Código de endereçamento postal, conhecido por cep.
  • Zmodem – Um protocolo de transferência de dados por modem, com alguns melhoramentos em relação ao xmodem e ao ymodem, em particular, mais rápido.

Fontes de Pesquisas:

LIVRO – Ccna 4.1 – Guia Completo de Estudo – Marco Aurélio Filippetti
LIVRO – Programação Shell Linux – 8ª Ed. 2010 – Julio Cezar Neves
LIVRO – Universidade H4ck3r
Revistas e Livretos: Linux Magazine

Sites:

http://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.netacad.com

Revisão: Renan Parra de Oliveira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s